1. Identificação | |
Tipo de Referência | Tese ou Dissertação (Thesis) |
Site | mtc-m21d.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | QABCDSTQQW/469C4RL |
Repositório | urlib.net/www/2022/01.28.17.27 |
Última Atualização | 2022:04.27.12.55.51 (UTC) administrator |
Repositório de Metadados | urlib.net/www/2022/01.28.17.27.36 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:08.06.21.39.57 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE-18534-TDI/3179 |
Chave de Citação | Gomes:2022:EsEsCo |
Título | Estudo de uma estratégia de controle para um HAPS |
Título Alternativo | Study of a control strategy for a HAPS |
Curso | CMC-ETES-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR |
Ano | 2022 |
Data | 2022-01-14 |
Data de Acesso | 10 maio 2024 |
Tipo da Tese | Dissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle) |
Tipo Secundário | TDI |
Número de Páginas | 94 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 4958 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | Gomes, Diego Pessanha |
Grupo | CMC-ETES-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR |
Banca | Ricci, Mário César (presidente) Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e (orientador), Prado, Antônio Fernando Bertachini de Almeida Leite, Alexandre Carvalho |
Endereço de e-Mail | diegopessanha@gmail.com |
Universidade | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2022-01-28 17:27:36 :: diego.pessanha@inpe.br -> pubtc@inpe.br :: 2022-01-28 19:03:40 :: pubtc@inpe.br -> diego.pessanha@inpe.br :: 2022-01-28 19:38:59 :: diego.pessanha@inpe.br -> pubtc@inpe.br :: 2022-01-31 18:32:06 :: pubtc@inpe.br -> diego.pessanha@inpe.br :: 2022-02-27 20:18:00 :: diego.pessanha@inpe.br -> administrator :: 2022-03-02 14:15:41 :: administrator -> pubtc@inpe.br :: 2022-03-02 14:17:35 :: pubtc@inpe.br -> diego.pessanha@inpe.br :: 2022-03-14 15:52:51 :: diego.pessanha@inpe.br -> administrator :: 2022-04-27 12:05:27 :: administrator -> pubtc@inpe.br :: 2022-05-16 17:25:32 :: pubtc@inpe.br -> simone :: 2022-05-16 17:26:51 :: simone :: -> 2022 2022-05-16 17:26:52 :: simone -> administrator :: 2022 2022-08-06 21:39:57 :: administrator -> :: 2022 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | estações plataformas a altas altitudes plataformas estratosféricas controle de posição controle multiobjetivo HAPS high altitude platform stations stratospheric platforms position control multi-objective control |
Resumo | Já há algumas décadas, as Estações Plataformas a Altas Altitudes (High Altitude Platform Stations - HAPS) têm crescente relevância no desenvolvimento de serviços até então oferecidos e cobertos apenas por satélites. A visão desse tipo de veículo e de sua operação como solução técnica e comercial para muitas das necessidades de imageamento, comunicação, monitoramento dentre outras, fez com que praticamente todas as agências espaciais investissem ao longo dos anos na criação de vários modelos de veículos e de suas operações. As empresas privadas fizeram o mesmo, criando soluções a serem fornecidas aos países usuários na forma de contratos de serviços, porém de uma forma mais barata, com facilidades para manutenção com menores custos e de forma menos crítica, além da possibilidade de alteração de zonas de serviço em condições mais favoráveis comparativamente aos satélites. Isto demanda inclusive os controles de posição, orientação, formação, colisão, multiobjetivo, etc. dos veículos. Assim, nesse trabalho faz-se o estudo de uma estratégia de controle para um HAPS. Isto inclui: 1) um levantamento bibliográfico que aponta possíveis soluções para o cenário de operação de multi-HAPS; 2) o cenário onde está inserida a solução dos HAPS; 3) suas possíveis arquiteturas, componentes principais, e 4) as dificuldades enfrentadas até o momento em alguns dos casos verificados. Isto permite concluir que: 1) a formulação desses modelos passa pela escolha da arquitetura e dos sistemas que irão compor sua estrutura e possibilitar o longo tempo de duração proposto para as missões; 2) as limitações para sua longa duração na estratosfera demonstram caminharem para uma solução em breve; 3) a operação dessas plataformas em larga escala começa a se tornar realidade e desenhar cenários de um enxame de HAPS cobrindo territórios inteiros; 4) o controle sugerido é promissor para tal solução. ABSTRACT: For some decades now, the High-Altitude Platform Stations (HAPS) have been increasingly relevant in the development of services previously offered and covered only by satellites. The vision of this type of vehicle and its operation as a technical and commercial solution for many of the needs of imaging, communication, monitoring, among others, has made virtually all space agencies invest over the years in the creation of various models of vehicles and its operations. Private companies did the same, creating solutions to be provided to user countries in the form of service contracts, but in a cheaper way, with facilities for maintenance at lower costs and in a less critical way, in addition to the possibility of changing the areas of service under more favorable conditions compared to satellites. This demands even controls of position, orientation, formation, collision, multi-objective, etc. of vehicles. Thus, in this work, the study of a control strategy for a HAPS is carried out. This includes: 1) a bibliographic survey that points out possible solutions for the multi-HAPS operation scenario; 2) the scenario where the HAPS solution is inserted; 3) its possible architectures, main components, and 4) the difficulties faced so far in some of the verified cases. This allows us to conclude that: 1) the formulation of these models involves the choice of architecture and systems that will compose its structure and enable the long duration proposed for the missions; 2) the limitations to its long duration in the stratosphere show that they are moving towards a solution soon; 3) the operation of these platforms on a large scale begins to become a reality and design scenarios of a swarm of HAPS covering entire territories; 4) the suggested control is promising for such a solution. |
Área | ETES |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CMC > Estudo de uma... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCE > Estudo de uma... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | originais/@4primeirasPaginas (1).pdf | 27/04/2022 09:21 | 412.7 KiB | originais/Defesa.pdf | 02/03/2022 13:47 | 122.6 KiB | originais/Estrategia de controle HAPS - Dissertacao - Diego P. Gomes-1.docx | 14/03/2022 14:36 | 8.8 MiB | originais/Estrategia de controle HAPS - Dissertacao - Diego P. Gomes.pdf | 14/03/2022 14:27 | 4.6 MiB | |
Conteúdo da Pasta agreement | |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/QABCDSTQQW/469C4RL |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/QABCDSTQQW/469C4RL |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | publicacao.pdf |
Grupo de Usuários | diego.pessanha@inpe.br pubtc@inpe.br simone |
Visibilidade | shown |
Licença de Direitos Autorais | urlib.net/www/2012/11.12.15.10 |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | urlib.net/www/2021/06.04.03.40.25 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F2UALS 8JMKD3MGPCW/46KTFK8 |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.00.13 1 sid.inpe.br/bibdigital/2022/04.03.17.52 1 |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2021/06.04.03.40 |
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6. Notas | |
Campos Vazios | academicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype |
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